No icon

EMPÓRIO FLORA PURA

Empresa do sertão aposta em expansão dos negócios com modelo semelhante a franquia

A indústria de cosméticos, produtos de perfumaria, beleza e suplementos alimentar, Flora Pura, instalada na zona rural de Iguatu, mas que tem origem na cidade de Cariús, está em expansão e criou o Empório Flora Pura, um projeto de parceria com empreendedores varejistas.

Já são mais de dez lojas instaladas e mais cinco estão sendo abertas. “Estamos confiantes e acreditando na expansão dos negócios”, disse a diretora de desenvolvimento da empresa, Isnaênia Monteiro.

O mercado de beleza é um dos segmentos mais fortes da economia brasileira e registrou expansão a partir da segunda metade dos anos de 1990 e continuou em alta na primeira década do atual século. Em 2015, veio a crise econômica e o setor de beleza sofreu retração e teve de se adaptar às mudanças cíclicas. Foi a primeira queda em 23 anos, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.

Expansão 
O empresário Jonas Oliveira inovou, firmando parcerias com o setor varejista, ampliando a rede de distribuidores e de vendedores autônomos em vários estados brasileiros.

Há um ano, o empresário Jonas Oliveira Neto vislumbrou a possibilidade de expandir o negócio, propondo um projeto padronizado para o segmento varejista. Nasceu o Empório Flora Pura, uma rede com mais de dez lojas padronizadas que já atende clientela em cidades do Ceará, Rio Grande do Norte e Maranhão.

A primeira surgiu em Iguatu, polo econômico da região Centro-Sul cearense. “Foi a semente que plantamos e deu certo”, disse o empreendedor, Jonas Oliveira. Desenho moderno, lojas padronizadas, ambiente agradável e convidativo ao consumo de produtos naturais, artesanais e industrializados, o Empório Flora Pura propõe um novo conceito no segmento varejista.

“Criamos um espaço onde beleza está sempre acompanhada de saúde e bem estar”, destacou Isnaênia Monteiro. “A loja de Iguatu é piloto e serve de modelo para as demais, seguindo todos os padrões do projeto, que foi desenhado por uma arquiteta”.

Custo

O custo médio de instalação de uma laja padronizada está em torno de R$ 80 mil. O empreendedor recebe as instalações (prateleiras, balcões, bancadas, gaveteiro e jarros), além de uma cota de produtos. Em média, em um ano, já ocorre retorno do investimento.

Além de Iguatu, foram abertas lojas do Empório Flora Pura nas cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Quixeramobim, no Rio de Janeiro (capital e em Cabo Frio), em Natal e Macaíba no Rio Grande do Norte, e Bacabal no Maranhão. A lista inclui outras lojas em Timon e Pinheiros, no Maranhão; Paranaíba, no Piauí; Brejo Santo e Caucaia, no Ceará.

Para 2018, a expectativa é de abertura de pelo menos mais dez lojas, mediante as negociações em curso com empresários. No Empório Flora Pura, os consumidores encontram todas as linhas de produtos, os kits de beleza, perfumaria. Há itens que são exclusivos das lojas franqueadas, com o sabonete artesanal, exposto em barra, e vendido no peso.

Os produtos mais comercializados são sabonete artesanal em várias fragrâncias, gel para massagem, kit capilar e xaropes. “Neste ano, tivemos lançamento de 60 itens, seis kits com quatro itens cada”, frisou Jonas Oliveira.

Nas lojas, os consumidores mostram-se satisfeitos com os produtos. “São bons, bem agradáveis, cheirosos e tem preço acessível”, disse a professora, Maria Cândido Souza. “Experimentei e gostei do sabonete artesanal”, contou a funcionária pública, Cleide Lima. A estudante Amanda Rodrigues disse que usa os perfumes da linha feminina e hidratante corporal. O vigilante Robson Araújo prefere os xaropes com gengibre, alho, limão, hortelã e agrião.

O aposentado Edivan Moreira disse que usa o gel ‘Potente’ para contusões e dores musculares. “Tem dado resultado e aliviado bastante os sintomas”, frisou. “Uso também o óleo de hortelã, que alivia dores de cabeça”. A empresária Raissa Cavalcante, que instalou neste ano um Empório Flora Pura, em Juazeiro do Norte, revelou satisfação com as vendas. “Os produtos têm boa aceitação e estou satisfeita com o empreendimento”.

Comment